segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Sistema de Multimédia


      CONCEITO DE IMAGEM DIGITAL: 
  A representação visual de um objecto recebe o nome de imagem. Esta representação pode realizar-se através de diversos procedimentos ou técnicas, como a fotografia, a pintura ou o vídeo. Digital, por sua vez, é aquilo que é relativo aos dedos, ainda que actualmente o conceito seja usado no âmbito da tecnologia em referência à representação de informação de modo binário (em dois estados). Estas definições permitem-nos indicar que uma imagem digital é qualquer representação bidimensional construída a partir de uma matriz binária (composta de uns e de zeros). Pode-se obter estas imagens de diversas maneiras.



  "Uma imagem vale mais que mil palavras"- Concordo com esta afirmação. Quando a máquina fotográfica foi criada, "ela" revolucionou a vida quotidiana das pessoas, permitindo-lhes "gravar" numa única foto, um momento que uma pessoa não queria esquecer. Neste momento as pessoas podem gravar, reviver, recordar, e contemplar momentos do passado, apenas com uma imagem. 

     CONCEITO DE COR:

   A cor é uma sensação produzida pelos raios luminosos nos órgãos visuais e que é interpretada no cérebro. Trata-se de um fenómeno físico-químico em que cada cor depende do comprimento de onda. Os corpos iluminados absorvem parte das ondas electromagnéticas e reflectem as restantes. Essas ondas reflectidas são captadas pelo olho e, dependendo do comprimento de onda, são interpretadas pelo cérebro. Em condições de pouca luz, o ser humano apenas consegue ver a preto e branco.

     INTERPRETAÇÃO DAS CORES PELO CÉREBRO HUMANO:

   A interpretação das cores é feita pelo cérebro humano depois de a luz atravessar a íris e ser projectada na retina, desta forma os olhos são os sensores de toda a visão e esta pode ser do tipo escotópica e fotópica. A visão escotópica é assegurada por um único tipo de bastonetes existentes na retina. Estes são sensíveis ao brilho e não detectam a cor. Isto quer dizer que são sensíveis a alterações da luminosidade, mas não aos comprimentos de onda da luz visível. A visão fotópica é assegurada por um conjunto de três tipos diferentes de cones existentes na retina. Estes são sensíveis à cor e, portanto, aos comprimentos de onda da luz visível. O número de cones da retina distribui -se da seguinte forma: 64% são do tipo vermelho (Red), 32% do tipo verde (Green) e 2% do tipo azul (Blue).

Sem comentários:

Enviar um comentário