Pixel, resolução, profundidade de cor, tamanho do ficheiro
Pixel é o menor elemento num dispositivo de exibição , ao
qual é possível atribuir-se uma cor. De uma forma mais simples, um pixel é o
menor ponto que forma uma imagem digital, sendo que o conjunto de milhares de
pixels formam a imagem inteira.
Pixel
Resolução de imagem descreve o nível de detalhe que uma
imagem comporta. O termo aplica-se igualmente a imagens digitais, imagens em
filme e outros tipos de imagem. Resoluções mais altas significam mais detalhes
na imagem.
Resolução de imagem
Profundidade de cor, é um termo da computação gráfica que
descreve a quantidade de bits usados para representar a cor de um único pixel
numa imagem bitmap. Este conceito é conhecido também como bits por pixel (bpp),
particularmente quando especificado junto com o número de bits usados. Quanto
maior a quantidade da profundidade da cor presente na imagem, maior é a escala
de cores disponível.
Profundidade de cor
Quanto maior a resolução de uma imagem maior será o tamanho
do ficheiro de armazenamento.
RBG, CMYK, HSV, YUV
RBG
O modelo RGB é um modelo aditivo, descrevendo as cores como
uma combinação das três cores primárias: vermelha (Red), verde (Green) e azul
(Blue). Em termos técnicos, as cores primárias de um modelo são cores que não
resultam da mistura de nenhuma outra cor. Qualquer cor no sistema digital é
representada por um conjunto de valores numéricos. Por exemplo, cada uma das
cores do modelo RGB pode ser representada por um dos seguintes valores: decimal
de 0 a 1, inteiro de 0 a 255, percentagem de 0% a 100% e hexadecimal de 00 a
FF. Como o modelo RGB é aditivo, a cor branca corresponde à representação
simultânea da três cores primárias (1,1,1), enquanto que a cor preta
corresponde à ausência das cores (0,0,0). A escala de cinzentos é criada quando
se adicionam quantidades iguais de cada cor primária, permanecendo na linha que
junta os vértices preto e branco.
O modelo CMYK é um modelo constituído a partir do modelo CMY em que foi acrescentada a cor preta (black). O modelo CMY é um modelo subtractivo, descrevendo as cores como uma combinação das três cores primárias ciano (Cyan), magenta (Magenta) e amarelo(Yellow). A cor preta foi adicionada ao modelo por ser mais fácil a sua obtenção quando impressa em papel do que recorrendo à mistura de cores. O modelo CMY baseia-se na forma como a natureza cria as suas cores quando reflecte parte do espectro de luz e absorve outros. Por isso, é considerado um modelo subtractivo, porque as cores são criadas pela redução de outras à luz que incide na superfície de um objecto. As cores primárias do modelo CMY são as cores secundárias do modelo RGB e as cores primárias de RGB são as cores secundárias de CMY
CMYK
O modelo CMYK é um modelo constituído a partir do modelo CMY em que foi acrescentada a cor preta (black). O modelo CMY é um modelo subtractivo, descrevendo as cores como uma combinação das três cores primárias ciano (Cyan), magenta (Magenta) e amarelo(Yellow). A cor preta foi adicionada ao modelo por ser mais fácil a sua obtenção quando impressa em papel do que recorrendo à mistura de cores. O modelo CMY baseia-se na forma como a natureza cria as suas cores quando reflecte parte do espectro de luz e absorve outros. Por isso, é considerado um modelo subtractivo, porque as cores são criadas pela redução de outras à luz que incide na superfície de um objecto. As cores primárias do modelo CMY são as cores secundárias do modelo RGB e as cores primárias de RGB são as cores secundárias de CMY
HVS
O modelo HSV é definido pelas grandezas tonalidade (Hue),
saturação (Saturation) e valor (Value), onde este último representa a
luminosidade ou o brilho de uma cor. A tonalidade ou matiz (Hue) é a cor pura
com saturação e luminosidade máximas, por exemplo, amarelo, laranja, verde,
azul, etc. A tonalidade permite fazer a distinção das várias cores puras e
exprime-se num valor angular entre 0 e 360 graus. Por exemplo, o valor 0 ou 360
graus corresponde ao vermelho. A saturação indica a maior ou menor intensidade
da tonalidade, isto é, se a cor é pura ou esbatida (cinzenta). Uma cor saturada
ou pura não contém a cor preta nem a branca. A saturação é utilizada para
descrever quão viva ou pura é a cor e em termos técnicos descreve a quantidade
de cinzas numa cor. Exprime-se num valor percentual entre 0 e 100%. O valor 0%
indica a inexistência de cor ou a aproximação aos cinzentos e o valor 100%
indica uma cor saturada ou pura. O valor traduz a luminosidade ou o brilho de
uma cor, isto é, se uma cor é mais clara ou mais escura, indicando a quantidade
de luz que a mesma contém. O termo luminosidade está relacionado com a luz
reflectida, enquanto que o termo brilho está relacionado com a luz emitida. Em
termos técnicos, esta grandeza indica a quantidade de preto associado à cor e
exprime-se num valor percentual entre 0 e 100%. O valor 0% indica que a cor é
muito escura ou preta e o valor 100% indica que é saturada ou pura. Por último,
pode-se concluir que a tonalidade e a saturação são elementos de crominância,
pois fornecem informação relativa à cor. Por outro lado, a percepção da
luminosidade (luz reflectida) e do brilho (luz emitida) são elementos de
luminância
YUV
O modelo YUV foi criado a par do desenvolvimento da
transmissão de sinais de cor de televisão.
Este modelo baseado na luminância permite transmitir
componentes de cor em menos tempo do que seria necessário se fosse utilizado o
modelo RGB. Ao mesmo tempo, o modelo YUV permite transmitir imagens a preto e
branco e imagens de cor de forma independente. Nos modelos RGB e CMYK cada cor
incluiu informação relativa à luminância, permitindo ver cada cor independente
de outra. No caso de se estar a guardar um píxel de acordo com o modelo RGBe se
o vermelho, o verde e o azul tiverem os mesmos valores de luminância, isto
significa que se está a guardar a mesma informação três vezes, aumentando o
tamanho da informação.
O modelo YUV guarda a informação de luminância separada da
informação de crominância ou cor. Assim, o modelo YUV é definido pela
componente luminância (V) e pela componente crominância ou cor (U = blue - Y e
V= red - V).
Com este modelo é possível representar uma imagem a preto e
branco utilizando apenas a luminância e reduzindo bastante a informação que
seria necessária noutro modelo.
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